Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

Acidentes com motosserras, campeão nos últimos dias!

Um dos acidentes que mais tem se visualizado nos últimos dias em Arvorezinha é relacionado a cortes por moto-serra. Segundo informações não oficiais, a média é de um ao dia, sendo que o número aumenta quando o final de semana se aproxima ou a metereologia anuncia frio.
Os acidentes se dão geralmente nas partes inferiores do corpo causando cortes em pernas, pés, joelhos, raramente em outras partes.
Entre os Equipamento de Proteção Individual, ou EPI, recomendamos para o operador de motosserras que use capacete, óculos, protetor auricular (de concha), macacão, luvas e botas.
A máquina em si, por norma, deverá possuir os seguintes dispositivos de segurança:
a) freio manual da corrente;
b) pino pega corrente;
c) protetor da mão direita;
d) protetor da mão esquerda e
e) trava de segurança do acelerador.
Em caso de acidente, a primeira providencia deverá ser pegar um pano limpo e fazer uma compressa no local ferido, após, imediatamente acione 192 SAMU, caso o sangramento seja intenso, realize torniquete, ou seja, antes da região cortada, passe uma cinta ou pedaço de corda ou pano, e pressione para a redução do sangramento, deixando assim 10 minutos o torniquete preso e 10 minutos o torniquete solto, até que o socorro chegue, nunca deixe o torniquete o tempo todo preso, o que poderá causar um problema ainda maior tanto no local como em outras partes do organismo. Se possível, eleve ao máximo o local cortado, por exemplo, se o corte for na perna, deite ao chão, eleve o mebro para cima e permaneça assim até a chegada de socorro.

Matéria publicada no Jornal Notiserra no dia 18/05/2012 (www.notiserra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário