Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Coluna Gesvale - 3

Sistema de Gestão da Qualidade
Programa 5 S
O programa 5S é uma filosofia Japonesa que surgiu na década de 1950, tendo por objetivo mudar o jeito das pessoas pensarem, buscando um novo entendimento para a vida.
Este programa influencia de forma positiva a organização, as pessoas, o ambiente e potencializa a melhoria pela qualidade, promovendo a mudança do comportamento e atitudes das pessoas.
Senso de utilização ou descarte as pessoas devem saber separar o que considera útil e inútil. O que não é considerado útil pode ser remanejado de setor onde tenha utilidade, ou ser dado outro destino, como descarte total, reciclagem ou venda do material.
Senso de organização deve trazer como benefício o melhoramento do gerenciamento visual, onde cada coisa tem seu devido lugar, de forma organizada para que qualquer pessoa possa encontrar o que necessita.
Senso de respeito ou limpeza, envolve todo ambiente da empresa desde os objetos, equipamentos, instalações e as próprias pessoas. Este senso tem por objetivo também manter o que é útil em condições de uso quando solicitado.
Senso de higiene tem por objetivo principal melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas no sistema, tratando desde os cuidados com a higiene pessoal e boa aparência das pessoas e até a prática de exercícios físicos, boa alimentação e prevenção da saúde.
Senso de autodisciplina ou ordem mantida ,desenvolve o autocontrole das pessoas, com atitudes que busquem fazer as coisas da maneira correta, cumprindo as regras através do comprometimento de todos na empresa.
A grande dificuldade na implementação é a de romper com conceitos e preconceitos, e este rompimento deve ser de forma espontânea das pessoas, onde o sucesso depende muito da participação da alta gerência da organização, pois ela determina o sucesso ou fracasso da campanha.
Coluna Gesvale publicada no Jornal Colina em Foco no dia 30/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário