Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Qualidade Total na Gestão Pública

Prefeitura de Gramado é auditada e mantém o certificado ISO 9001

Gramado continua sendo a única Prefeitura do Brasil a deter a certificação ISO 9001. A Prefeitura de Gramado recebeu a confirmação do certificado ISO 9001, selo de qualidade que atesta a excelência dos serviços prestados à comunidade gramadense e visitantes em junho de 2008 e já passou com sucesso por três auditorias de manutenção, em dezembro de 2008, julho e novembro de 2009.

ISO 9000

A expressão ISO 9000 designa de um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

Critérios para a normatização

As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.

Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses podem-se citar:

  • Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;
  • Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
  • Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
  • Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e
  • Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

Um "produto", no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.

Alteração de regras para contratos entre Municípios e Ministério

Portaria altera regras para contratos entre Municípios e Ministério

A partir de janeiro deste ano, para receber apoio ou firmar convênios que promovam o turismo local, os Municípios devem seguir novas regras e critérios. A Portaria 153/2010 determina que as propostas de 2010 que busquem apoio do Ministério do Turismo (MTur) sejam encaminhadas para análise até o dia 31 de março deste ano.

Os projetos devem ser cadastrados no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv). Neles devem conter as características dos eventos, o funcionamento, resultados – no caso de ter havido edições anteriores – e as expectativas para novas edições.

As propostas obedecem às regras jurídicas e técnicas e serão analisadas por órgãos de fiscalização e controle como Tribunal de Contas da União (TCU) e a Corregedoria Geral da União (CGU) além do Congresso Nacional.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Municípios podem obter apoio financeiro para implantação de museus

Municípios com até 50 mil habitantes poderão ser beneficiados pelo Programa Museu, Memória e Cidadania. O objetivo do programa é formar um banco de projetos, visando à implantação de museus em Municípios onde não existe este tipo de instituição.

Os projetos podem ser elaborados por pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com exceção das vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura, interessadas em obter apoio financeiro para implantação de museus.
Esse apoio consiste em :
I - no caso de proponente entidade pública: • Aquisição de equipamentos e mobiliário; • Adaptação de espaços físicos do imóvel; • Elaboração de projetos para execução de obras e serviços; • Elaboração de planos museológicos ou projetos museográficos.

II – no caso de proponente entidade privada sem fins lucrativos: • Adaptação de espaços físicos do imóvel; • Elaboração de projetos para execução de obras e serviços; • Elaboração de planos museológicos ou projetos museográficos; • Instalação e montagem de exposições.

O prazo para as inscrições será do dia 8 de fevereiro até o dia 10 de março de 2010. Os interessados em participar da seleção devem enviar propostas, via postal, para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC. O formulário de inscrição e anexos serão disponibilizados a partir do início das inscrições.
Confira o Edital no link abaixo:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Engenharia de Produção


Texto elaborado por Ricardo Naveiro
Professor da UFRJ e Diretor Técnico da ABEPRO - GESTÃO 2004/ 2005
A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente.
Ela é uma engenharia que está associada as engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos à engenharia. Ela é sem dúvida a menos tecnológica das engenharias na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
Qual a diferença entre engenharia de produção e administração de empresas ?
A engenharia de produção tem um conteúdo tecnológico, isto é o aluno cursa as disciplinas básicas de química, física e matemática complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como materiais, desenho técnico, eletrotécnica, automação industrial etc... É claro que a profundidade que o aluno estuda essas matérias técnicas é menor que a dos seus colegas da engenharia elétrica, mecânica, etc.Ambas as carreiras têm matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência. Na engenharia de produção essas matérias estão mais voltadas para a realidade industrial.
O curso de engenharia de produção não fica um curso muito superficial, onde o aluno acaba não aprendendo nada ?
Não, o engenheiro de produção é o único profissional do mercado que consegue enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. Ele conhece os diversos problemas industriais e as tecnologias que são necessárias para resolvê-los, mas nem sempre é a pessoa que irá se concentrar no detalhe da resolução.
Nesse caso, o engenheiro de produção então depende sempre de outros profissionais para resolver os problemas ?
Isso é parcialmente verdadeiro para os problemas tecnológicos, principalmente para os problemas mais complexos. Mas, nem todas as empresas são do tamanho da Petrobras, pelo contrário a maioria das empresas são de médio e pequeno porte, de forma que muitas delas tem problemas tecnológicos de baixa complexidade perfeitamente resolvíveis por um engenheiro de produção.
Qual é então a área específica de conhecimento de um engenheiro de produção ?
O engenheiro de produção tem como area específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições tipicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria.
O que faz um engenheiro de produção ?
Ele pode trabalhar em diversas áreas da empresa:
-Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, ...
-Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro, ...
-Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
-Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos, ...
-Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos, ...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Engenheiro Frederico Diego Diehl


Frederico Diego Diehl - gesvale@yahoo.com.br

Diretor e Consultor da empresa Gesvale - Gestão Pública e Privada dos Vales. Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Univates (2008). Possui formação complementar nas seguintes áreas:

2010
• Metodologia da Formação Profisional Rural - SENAR - Esteio/RS. 48 horas
2009
• Técnicas de Gerência de Projetos - Fundação Getúlio Vargas - EAD. 30 horas
• Operação e Manutenção de Motosserra - SENAR - Estrela/RS. 32 horas
• Aprenda a falar em público - FELCON - Lajeado/RS. 12 horas.
• Metodologia para elaboração de projetos - EGP FAMURS - Porto Alegre/RS. 16 horas.
2008
• Auditorias Internas ISO 9001 - SEBRAE - Estrela/RS. 19 horas.
• Os Requisitos da ISO 9001 - SEBRAE - Estrela/RS. 20 horas.
• Os Processos - Rumo à ISO 9000 - SEBRAE - Estrela/RS. 20 horas.
2007
• D-OLHO na Qualidade - SEBRAE - Estrela/RS. 16 horas.
• Módulo Prata de Manutenção - STIHL - São Leopoldo/RS. 24 horas.
2006
• Aprender a Empreender - SEBRAE - Lajeado/RS. 24 horas.
2005
• Fruticultura-Tecnologia de Podas - SENAR - Estrela/RS. 24 horas.
• AutoCAD 2D - SENAC - Lajeado/RS. 45 horas.
2001
• Sistemas de Aterramento e Proteção - INEPRO - Lajeado/RS. 24 horas.
• Mecânica de Manutenção Industrial - SENAI - Lajeado/RS. 2000 horas.
2000
• Comunicação Eficaz - RAK - Estrela/RS. 9 horas.
• Brasil Empreendedor - SEBRAE - Lajeado/RS. 16 horas.
1998
• Eletricidade Geral - SENAI - Lajeado/RS. 1600 horas.


Pincipais áreas de atuação:
• Serviços de treinamentos e cursos profissionalizantes.
• Consultoria em gestão pública e privada.
• Consultoria e elaboração de projetos.

Gesvale - Gestão Pública e Privada dos Vales


A Gesvale é uma empresa capacitada na Elaboração e Gestão de Projetos para a mobilização de recursos de interesses públicos e privados.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma das maiores dificuldades que os municípios encontram para mobilizar recursos de interesses nacionais é a expressiva falta de pessoas preparadas para elaborar projetos compatíveis com os padrões aceitáveis pelas agências nacionais. Além disso, é escasso o número de consultores em projetos para a demanda que há nos municípios.
A Gesvale atua para suprir a carência dos municípios pela falta de consultores em projetos oferecendo profissionais capacitados para atender esta demanda.