Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2011

Eletricista Rural em Arvorezinha

Arvorezinha recebeu o treinamento

Foi realizado no município de Arvorezinha, o treinamento de Eletricista Rural nos dias 10,11 e 13 de outubro. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diego Diehl. O curso promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural e Centro de Referência de Assitência Social de Arvorezinha, tendo carga horária de 24 horas.
O Senar viabiliza ações em todos os municípios gaúchos, possuindo hoje mais de 170 tipos diferentes de treinamentos gratuítos oferecidos ao público rural.

Coluna Gesvale

Corte seguro durante o trabalho:
Roçadeira Lateral!

Antes de iniciar o uso da roçadeira, fique atento aos seguintes itens de segurança:
Equipamento de proteção
Verifique seu equipamento de segurança antes do início do trabalho, certificando-se de que está completo e bem ajustado. Use sempre óculos de proteção! Recomenda-se o uso de uma proteção para o rosto!
Distância mínima de segurança
Deve-se manter uma distância mínima de 15 m ao redor do operador do equipamento. Não poderá haver a presença de pessoas ou animais no local.
Tudo ao alcance da visão
Verifique, sempre, o que e onde está sendo cortado. Para isto, mantenha sempre o equipamento de corte no seu campo de visão. Em terrenos difíceis, faça sempre um reconhecimento antes de dar início ao trabalho.
Teste de sonoridade
Verifique regularmente o equipamento de corte. No caso das lâminas de corte de grama, facas de mata espessa, facas do picador e lâminas de serras circulares, é indicado o teste de sonoridade, batendo com um objeto metálico sobre a ferramenta de corte. Se o som for claro como um sino, o equipamento está em ordem. Caso seja observado um som abafado, é necessário trocar as lâminas ou facas.
Fios de corte
Quando os fios de corte estiverem desgastados, o suporte da bobina poderá ser rebobinado.  Durante o rebobinamento do suporte da bobina, os novos fios deverão ser mantidos sempre tensionados.
Fonte: www.stihl.com.br
 
Coluna Gesvale publicado no Jornal Cidade da Amizade no dia  14/10/2011
Coluna Gesvale publicado no Jornal Colinas em Foco no dia 14/10/2011

Operação e Manutenção de Motosserra em Jaguarão

Foi realizado no município de Jaguarão, o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra nos dias 03 a 06 de outubro. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diego Diehl. O curso promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Jaguarão e 12º Regimento de Cavalaria Mecanizada, tendo carga horária de 32 horas e abordou conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possuiu custos para os participantes.
Os alunos participantes foram: Yonatan Fabrício da Silva Araújo, Vagner Saredra Subiaguirre, Deonel Finkenauer, Pablo Silva dos Santos e Nelson Costa Caetano.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coluna Gesvale

Técnicas de Corte:
Roçadeira Lateral!
Você poderá obter excelentes resultados com a roçadeira aplicando a técnica correta ao cortar. Mesmo utilizando uma roçadeira pela primeira vez, a técnica de corte ideal permite um uso rápido e mais fácil. Você pode girar facilmente o equipamento em semi-círculos da direita para a esquerda, trabalhando passo a passo e sempre para frente.
Segue abaixo técnicas básicas e alguns procedimentos para que você mesmo possa cortar superfícies maiores de maneira eficiente e com excelentes resultados.

Técnicas básicas
O movimento de roçar da direita para a esquerda é o mais utilizado devido ao conjunto de corte, que gira no sentido anti-horário. Vantagem desse método: os resíduos são depositados na área já cortada.
 
Técnicas básicas para relva alta
No caso de relvas muito altas ou resistentes, corte em duas direções: primeiro, pela direita, a parte superior da relva e, em movimento contrário (para a esquerda), a parte inferior. Desta forma, os resíduos também são depositados no lado esquerdo.
 
Áreas planas e extensas - o movimento correto
Para roçar áreas planas mais extensas, o uso do método quadrados é o mais produtivo. A superfície a ser roçada deve ser dividida em quadrados e o trabalho deve ser realizado pelos lados externos até chegar ao meio.
 
Ao longo de encostas - faixa por faixa
Para roçar as áreas de encostas, o uso do método de faixas é o mais recomendado, roçando uma faixa paralela à encosta e voltando na faixa já cortada, passando, em seguida, às próximas faixas. Também nesse caso, o material cortado sempre será depositado na área já trabalhada.
Fonte:www.stihl.com.br
 
Coluna Gesvale publicado no Jornal Cidade da Amizade no dia  05/10/2011
Coluna Gesvale publicado no Jornal Colinas em Foco no dia 07/10/2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Treinamento em Operação e Manutenção de Motosserra

Roque Gonzales recebeu o treinamento

Foi realizado no município de Roque Gonzales, o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra nos dias 27 a 30 de setembro. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diego Diehl. O curso promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales, tendo carga horária de 32 horas e abordou conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possuiu custos para os participantes.
O instrutor destaca que no trabalho florestal trabalha-se geralmente com máquinas leves, potentes e de alta rotação, tornando assim o equipamento de alto risco, sendo necessários programas de treinamentos, o uso de máquinas em bom estado de conservação e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O Senar viabiliza ações em todos os municípios gaúchos, possuindo hoje mais de 170 tipos diferentes de treinamentos gratuítos oferecidos ao público rural.
Os alunos participantes foram: Ademir Fenner Stallbaum, Vilson Leitzke Neunfeld, Jonas Zimmer Vorpagel e Afonso Berwald Radies.



sábado, 1 de outubro de 2011

Coluna Gesvale

Recomendações Importantes:
Cortadores de Grama a Gasolina!

Segurança pessoal:
Vista-se de maneira adequada - Não use roupas soltas ou jóias, pois podem se enganchar nas partes móveis do equipamento.
Utilize equipamentos de segurança. Use sempre os óculos de segurança. Usando equipamentos de segurança como luvas, sapatos, proteção para os ouvidos, você aumenta a sua segurança e reduz o risco de acidentes.
Não seja autoconfiante - Mantenha os pés no solo para manter o equilíbrio.
Mantenha-se alerta, fique atento com o que está acontecendo e use o bom senso quando estiver operando. Não opere o equipamento quando estiver cansado, distraído ou sob influência de drogas, bebidas alcoólicas ou medicação. Um momento de desatenção pode resultar em sério risco de ferimento.
Mantenha pés e mãos afastados da área de corte.
✔ Ande, nunca corra.
✔ Sempre cuide de seus passos em planos inclinados.
✔ Em terreno inclinado utilize calçado anti-derrapante.

Coluna Gesvale publicado no Jornal Cidade da Amizade no dia  28/09/2011
Coluna Gesvale publicado no Jornal Colinas em Foco no dia 30/09/2011