Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Coluna Gesvale

Motor 4 tempos:
Ciclo de Otto!
Motores baseados neste ciclo estão presentes na maioria dos automóveis de passeio atualmente. Para este uso, é possível construir motores a quatro tempos mais eficientes e menos poluentes em comparação aos motores a dois tempos, apesar do maior número de partes móveis, maior complexidade, peso e volume, comparando motores de mesma potência.
 
Funcionamento do motor:

1 – Admissão: com a válvula de admissão aberta e a de escape fechada, a mistura de vapor de gasolina e ar entra no cilindro.
2 – Compressão: com ambas as válvulas fechadas, a mistura é comprimida através do movimento de ascendente do pistão.
3 – Combustão: a mistura é detonada através da ação de uma centelha (faísca) produzida pela vela, produzindo uma expansão dos gases que então empurram o pistão para baixo, produzindo trabalho útil.
4 – Escape: com a válvula de admissão fechada e a de escape aberta, ocorre a exaustão dos gases resultantes da explosão.









Coluna Gesvale publicado no Jornal Cidade da Amizade no dia  20/07/2011
Coluna Gesvale publicado no Jornal Colinas em Foco no dia 22/07/2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Engenheiro de Produção Frederico Diego Diehl ministra Treinamento na Husqvarna do Brasil

O Engenheiro de Produção, Frederico Diego Diehl, ministrou o treinamento de Operação Segura com Motosserra na Fábrica Husqvarna do Brasil, cidade de São Carlos/SP. O treinamento foi realizado no dia 22/07 e teve como público alvo a equipe de Engenharia de Serviços.

Instrutor Frederico Diego Diehl participa de Treinamento de Produtos Portáteis

O Engenheiro de Produção e instrutor do curso de Operação e Manutenção de Motosserra participou do Treinamento de Produtos Portáteis oferecido pela Husqvarna do Brasil, nos dias 05/07 até 07/07, na cidade de Caxias do Sul. O treinamento teve carga horária de 20 horas e foi ministrada pelo Instrutor Valsoir Amâncio.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Treinamento em Operação e Manutenção de Motosserra em Progresso/RS

Foi realizado no município de Progresso, na localidade de Xaxim, o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra nos dias 11/07 a 14/07. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diego Diehl. O curso promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado e STR de Progresso, tendo carga horária de 32 horas e abordando conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possuiu custos para os participantes. 
Os alunos participantes foram: Leonir Cesar da Silva, Roque Pfeifer, Davi Henrique Battisti e Clóvis Battisti.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Coluna Gesvale

Óleo queimado!
Nunca utilizar óleo queimado para o conjunto de corte para a motosserra. A lubrificação deve ser feita sempre por óleo de boa qualidade e procedência, sem cristais de carbono.
Os cristais de carbono são encontrados em óleos queimados, filtrados e recuperados, onde este tipo de óleo, além de não funcionar  como lubrificante, pode trabalhar de forma contrária podendo agir abrasivamente no conjunto de corte.
É necessário verificar se a corrente da motosserra trabalha encharcada de óleo lubrificante, ou se o óleo está sendo jogado pela ponta do sabre de sua motosserra. Não continuar a operação sem ter certeza da lubrificação.
Pode ser utilizado para a lubrificação da corrente óleo lubrificante especial ou óleo mineral SAE 90 para motosserras com o carter do óleo de magnésio e SAE 30 ou SAE 15w40 para carter de plástico.
Em regiões frias, ao utilizar o óleo especial para a corrente em motosserras com carter do óleo de magnésio, ligar o equipamento e deixar um minuto em funcionamento antes de iniciar o corte da madeira.
 
Coluna Gesvale publicado no Jornal Cidade da Amizade no dia  13/07/2011
Coluna Gesvale publicado no Jornal Colinas em Foco no dia 15/07/2011

Ouça a Tribuna Livre utilizada pelo Instrutor Frederico Diego Diehl

Tribuna Livre pelo Instrutor Frederico Diego Diehl

Confira as principais notícias:

Engenheiro Frederico Diego Diehl é destaque no Vale do Taquari

Confira as principais notícias veinculadas:



Instrutor do Senar destaca cursos


Publicado no Jornal O Informativo do Vale no dia 06/07/2011

Com a palavra: Frederico Diego Diehl

Publicado no Jornal O Informativo do Vale no dia 05/07/2011

domingo, 17 de julho de 2011

Entrevista Rádio Independente 950 AM


Produtores rurais têm acesso gratuito a 170 cursos diferentes
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece treinamento aos produtores através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Treinamento em Operação e Manutenção de Motosserras em Cachoeira do Sul

Foi realizado no município de Cachoeira do Sul, na localidade de Piquiri, o treinamento de Operação e Manutenção de Motosserra nos dias 28/06 a 01/07. O instrutor é o engenheiro de produção Frederico Diego Diehl. O curso promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Candelária teve carga horária de 32 horas e abordou conteúdos relativos à utilização segura e manutenção da motosserra e não possuiu custos para os participantes.
O instrutor destaca que no trabalho florestal trabalha-se geralmente com máquinas leves, potentes e de alta rotação, tornando assim o equipamento de alto risco, sendo necessários programas de treinamentos, o uso de máquinas em bom estado de conservação e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs).